Origem e História do Skate

Origem e História do Skate

Origem do Skate

Não é possível definirmos com clareza e certeza onde e quando exatamente apareceu o Skate, mas podemos dizer que foi no princípio dos anos 60 na Califórnia. Era uma época que reinava o surf, praia e a curtição total sobre uma prancha. Mas como as coisas nunca davam certo, naqueles dias de ondas podres, os surfistas pegaram as rodas de seus patins, e colocaram em “shapes“, para que assim pudessem surfar em terra firme.

Muitos jovens da época adotaram o esporte, que foi chamado de Skate. Surgiam então os primeiros skatistas. Era uma época aonde o “free style” dominava, os skatistas usavam e abusavam deste tipo de manobra.

No ano de 1965 foram comercializaram os primeiros skates fabricados industrialmente e começaram as primeiras competições. Em meados dos anos 70, aconteceu um fato que chocou a maior parte de todos os skatistas, a revista “Skateboarder” – que era uma das mais importantes sobre o assunto, anunciou uma mudança de planos e começou a cobrir assuntos relacionados a competições de Biker’s. Foi quando se deu a queda do skate, muitas pistas fecharam e muitos abandonaram o esporte, ficaram apenas os que realmente gostavam do carrinho. Então esses skatistas que perderam suas pistas, suas revistas etc. se lançaram a andar na rua, usando tudo que achavam no cotidiano como obstáculos, daí surgiu o “street skate”.

Em meados dos anos 70, houve o racionamento de água nos E.U.A. e as pessoas tiveram que esvaziar suas piscinas, foi aí que os skatistas perceberam que essas piscinas vazias poderiam ser ótimas pistas, e surgiu o skate vertical.

Nos anos 80 o skate teve seu auge com a inovação dos skates e a utilização das pistas em “U” – os “half pipes”, o skate retorna às suas origens de muitos adeptos, e com o aparecimento de vários nomes do skateboard mundial: Jay Adams, Steve Caballero, Tony Alva, Tom Sims, Stacy Peralta, entre outros contribuíram e muito para o progresso do skate. Eles descobriram um garoto que com apenas 12 anos, mandava flips muito altos na rampa. Um garoto magro e com um estilo muito técnico que impressionava os mais experientes, ele se chamava Tony Hawk.

A partir daí, o skate não sofreu mais declínios e nos anos 90 surgiram ainda mais adeptos com a popularização do esporte por meio da quantidade de produtos lançados e dos campeonatos incentivando crianças e jovens a praticarem o skate.

Fonte:
http://therealsurfer.sites.uol.com.br/skate/historiaskate.html

Janaina Gorski

História do Skate no Brasil

O skate chegou ao Brasil por volta de 1965. Os primeiros skates brasileiros eram feitos com rodinhas de patins ou de ferro. Não existiam regras, sendo no início considerado apenas como lazer e não como uma prática esportiva.
Em 1974 foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Skate. O evento foi disputado no Clube Federal do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira pista no Brasil.
Na década de 90, o skateboard realmente explodiu no Brasil. O número de praticantes cresceu vertiginosamente, bem como os eventos, a organização do esporte e a exposição na mídia.
A Confereração Brasileira de Skate (CBSk) é a entidade nacional que regula o esporte. A CBSk foi fundada em março de 1999 em Curitiba, Paraná, e hoje tem sede na cidade de São Paulo. Atualmente o Brasil é considerado como a segunda maior potência no skate mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Circuito Brasileiro de Skate Profissional

O Circuito Brasileiro de Skate Profissional foi inaugurado em 1989 na categoria street style, cujo vencedor foi o Paulistano Rui Muleque e realizado pela UBS (União Brasileira de Skate). A disputa conta, hoje, com provas passando por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Brasília, realizadas pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate).
  • No ano de 1995 Digo Menezes conquista o primeiro título mundial de vertical para o Brasil.
  • Em março de 1999 foi fundada em Curitiba a CBSk Confederação Brasileira de Skate, a entidade que regulamenta as normas e políticas voltadas ao desenvolvimento do skate (skateboard) no território brasileiro.
Nos anos 2000, foi fundada em São Paulo a Associação Brasileira de Skate Feminino, por skatistas femininas, seu primeiro circuito ocorreu em 2005. Hoje a associação é filiada a CBSK.
Em 2001, Og de Souza, um skatista que em sua infância sofreu de poliomielite, foi citado nas revistas Tribo Skate, CemporcentoSKATE, entre outras. Em 2001 ganha o campeonato profissional no Best Trick (se deriva da palavra que vem do inglês) mesmo que melhor manobra.
Em 2008 e 2009, a ‘Mega Rampa” chega ao Brasil,onde foi montando no Sambódromo do Anhembi pelo skatista dos anos 80 George Rotatori. Na segunda edição(2009), Bob Burniquist consagrou-se Bicampeão do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário